Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Para refletir sobre princípios

Os ensinos desta jurista alemão é de crucial importância para o padrão cultural de abstrair o Direito. Um dos ensinos de Konrad Hesse[1]:

... aquilo que é identificado como vontade da Constituição deve ser honestamente preservado, mesmo que, para isso, tenhamos de renunciar a alguns benefícios, ou até a algumas vantagens justas. Quem se mostra disposto a sacrificar um interesse em favor da preservação de um princípio constitucional fortalece o respeito à Constituição e garante um bem da vida indispensável à essência do Estado democrático. Aquele que, ao contrário, não dispõe a esse sacrifício, malbarata, pouco a pouco, um capital que significa muito mais do que todas as vantagens angariadas, e que, desperdiçado, não mais será recuperado.



[1] A Força Normativa da Constituição. Tradução de Gilmar Ferreira Mendes, Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, p. 22, 1991.

2 comentários:

  1. Grande Professor e amigo João, vosso orientando Rodrigo da Hora vem aqui para felicitá-lo pelo seu blog, interessantíssimo e inteligente. Reforçando a idéia do aspecto cultural em torno do nosso direito, fortaleço o comentário trazendo as palavras de Eduardo Cambi, quando oportunamente diz: "o verdadeiro desafio do neoconstitucionalismo é cultural, mudar o modo como o homem opera o direito é o escopo final e, reconheça-se, muito mais dificil que, simplesmente, criar, em abstrato, as teorias".

    Grande é o passo quando se impõe ao bom senso e à inteligencia que sacrificios são necessários quando se quer uma verdadeira força constitucional.

    Como sempre João, assino em baixo. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Rodrigo, vc nao tem idéia da gratidão q' tenho à vida pelo fato de ter sido aluno do seu tio e hoje contribuir de alguma forma com a sua formação. Muito obrigado. Grande abraco

    ResponderExcluir