Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de abril de 2014

ADOÇÃO OU NÃO DA PENA DE MORTE?

ADOÇÃO OU NÃO DA PENA DE MORTE!

Prezados, saúde!

JÁ POSTEI O ASSUNTO, MAS O FACE EXCLUIU.
ESPERO QUE NÃO FAÇA NOVAMENTE.
DE QUALQUER SORTE, PUBLICAREI NO GOOGLE + TAMBÉM.

Segue abaixo o conteúdo de alguns e-mail´s contendo discussão sobre a adoção ou não de pena de morte e quais suas razões, motivações e implicações.
Sou favorável à mesma, contudo, entendo e tenho plena consciência de que o Brasil e nossa sociedade não tem a menor capacidade para decidir sobre tais questões, vida e morte.
Nossa cultura e nossos valores são o testemunho de um país que não é sério. Não temos a cultura de obedecer regras e cada um faz o que dá na cabeça ou apenas obedece regras por conta de quem é mais forte: polícia, governo, poder econômico!
Como nossa meta nacional é ser o padrão, o paradigma de esculhambação para o mundo, somos bons no que fazemos e no qual estamos imbuídos: carnaval, futebol, roubo, engano, corrupção, desvios, turismo sexual, sexo livre e muita mulé pra dar e vender e seus conseqüentes.
Assim, apesar de não sermos sérios e de não termos sistemas governamentais sérios, é com pesar que vemos a prática da aplicação da pena de morte no dia-a-dia. E isto sem polícia agindo de forma correta, sem o devido processo legal, sem decisão do júri (sociedade) e sem decisão judicial (Estado), sem recursos, sem garantias, sem execução pelo Estado.
É uma verdadeira guerra e um salve-se quem puder.
Leiam e opinem, na esperança que o Face permita que aqui seja um foro de liberdade de opinião, o que já está se apresentando impossível, sendo que o interesse do mesmo (face) é fazer com que as pessoas ajam num ambiente de pseudo liberdade para postar futilidades.

Shalom, João.

"Prezado H, saúde!

Segue abaixo uma discussão com uma pessoa sobre o tema abaixo.
Em poucas linhas, creio ter podido explicar os pontos quanto a decisão de uma sociedade, conforme sua cultura e valores, em adotar ou não a pena de morte.
Para nós, ainda, é necessário lembrar que o contexto bíblico não impede a adoção da mesma, mas requer extrema seriedade quanto aos demais atos e as formas de tomada de decisão, uma das razões pela qual Jesus colocou os fariseus contra a parede no caso da mulher adúltera.
Em um artigo, cujo link segue abaixo, exponho sobre os pontos fundamentais de democracia, e um dos conseqüentes lógicos dela é que, para ser uma verdadeira democracia, é imperioso e necessário que haja um sistema penal sério e grave.
E isso é muito custoso, tanto em termos de formação de valores, quanto de economia.
Um sistema penal sério não significa necessariamente a adoção da pena de morte, mas precisa ser sério e grave nas previsões dos atos considerados como crime, na previsão de penas e na aplicação das mesmas. Seja lá contra quem for!
Dizer que tal fato é crime, que a pena é grave e nada ocorrer efetivamente, estamos declarando que o sistema é uma piada, desacreditado.
Nesse contexto, quando de nossa conversa, disse que NÃO temos cultura para tanto.
Nem somos democracia, e nem temos sistema penal sério, ainda que exista uma lei e que muitos a intitulem de draconiana, ruim, mal elaborada, antiga, passada, etc.
Em essência, nossa ausência é totalmente a falta de cultura, lecionada, ensinada, de valores; de oportunidades iguais para todos.
Se não há programa e objetivo para tanto, a cultura é a do povo, "a do primeiro eu", "farinha pouca, meu pirão primeiro", e "façamos justiça com as próprias mãos porque não cremos no sistema."
Eis o nosso retrato, nosso reflexo, o qual tanto detestamos.

http://profjoaodamasceno.blogspot.com.br/2009/03/principios-basicos-de-democracia.html

Shalom, João.
P.S. Omiti o nome da pessoa."


"Subject: Re: Prisões suecas: aqui se reabilitam seres humanos | Blog coletivo Outras Palavras

Bão, sei que vc descarta assuntos ou temas que não te interessam mais, ou, especialmente quando você é colocada no canto da parede.
Seguem as respostas abaixo após cada proposição.
Abs, JD

C, ainda sobre o tema:
Vc sabe qual o país mais seguro do mundo e os policiais não usam armas na rua?
R: Não necessariamente o mais, mas com certeza um dos mais seguros.
É Cingapura.
Lá o sujeito é preso se estiver portando apenas um canivete para uso pessoal. Idem para turistas ao desembarcar.
Por crimes leves, a pena é ser chicoteado em praça pública.
Reincidência: corta-se o polegar.
Re-reincidência: corta-se a mão.
Reincidência de novo: recolhimento, i.e., cadeia.
Tráfico de drogas: prisão perpétua ou pena de morte.
À guisa de exemplo: um jovem americano, turista, rebeldezinho e em terras dos outros, arranhou com uma chave vários carros.
Pena, considerando os antecedentes ou ausência delas: 30 chibatadas em praça pública.
Os EUA recorreram, empurraram o processo, denunciaram num sei adonde, jornais, o rapaz e família choraram, clamaram, foram ao papa, etc.
O petulante hoje está e continuará com a lembrança nas costas.
Ah! Cingapura não é pobre, sendo um dos países mais ricos do mundo e um dos mais seguros, ao passo que convida milionários para lá residirem, como é o caso do brasileiro que cooperou na invenção do Facebook.

Sabe qual o país que condena pessoas a penas de 436 anos, por exemplo, e por quê?
R: Chama-se Mianmar, antiga Birmânia.
Assim condenam porque são budistas e crêem na reencarnação, e condenam o criminoso a, por exemplo, 400 anos de pena, pois, terá que continuar a cumprir a pena após reencarnar.
Não me pergunte como eles fiscalizam isso.
E se reencarnação for verdade, terei sérias discussões na faculdade dalém vida.
É um estado teocrático, valendo as regras da religião.

Sabe qual país, apesar de toda uma tradição milenar religiosa e filosófica na formação das pessoas, pode condená-las a pena de morte, mediante processo, e executar a pena, em até 3 ou 6 meses?
R: China.
Apesar de toda influência de Confúcio e outros, do taoísmo, budismo, sufismo, zen budismo, humanismo, reencarnação, etc., etc., etc., crime lá é na pena de morte, cuja despesa é debitada à família do preso/morto.
Ah! Aborto lá não é crime, especialmente se for de menina.

Como se vê, adotar a Suécia como referência e tendo por base apenas um sentimento ou credo humanista não é a resposta para os problemas enfrentados em cada local, país, ou sociedade, com seus valores.

Best regards, JD"

"Subject: Enc.: Prisões suecas: aqui se reabilitam seres humanos | Blog coletivo Outras Palavras

C, há ainda outros pontos necessários para análise:
Os EUA são um país belicoso, xerife do mundo, um império e se coloca na condição de modelo para os demais.
Sendo império, é mister demonstrar força e seriedade em sua política e administração, e não seria conveniente um tratamento "humanizado" para toda espécie de crime.
As penais capitais são definidas pela autonomia de cada estado americano.
Afora tais penas, o sistema é criticado por ser brando. Imagine se o povo americano conhecessem como funciona o nosso sistema na prática. (Faz-me lembrar aquela piada sobre o inferno com divisões dos mortos pelos respectivos países onde viveram).
Os países com tais objetivos possuem sistema penal severo. Se não a pena de morte, há a prisão perpétua
O contrário de países pacifistas, caso da Suécia.
Outras sociedades, bem sucedidas, não abrem mão de sistema penal grave, caso do Japão.
A adoção de pena de morte ou não pelos países, deve-se ao modelo administrativo adotado como um todo. Não se decide sobre sistema penal com base apenas em credo ou esperanças. É questão de política.
Na seara jurídica, legal, administrativa e social, pesa-se a verossimilhança do processo penal que culminará na pena de morte. Muitos Estados não adotam pelo receio do erro.
Contudo, com o avanço da ciência, isso provavelmente será mitigado. Vide as atuais soluções de processos nos EUA, por causa do DNA.
A diferença é que, sendo um país com sistema sério, pelo menos têm esse objetivo, tem-se que: não há prescrição para crimes contra a vida, as provas são guardadas até que os casos sejam efetivamente solucionados ou quitados perante a sociedade.
Por incrível que pareça, estão refazendo exames de DNA em provas de 30 anos passados ou mais.
No nosso caso, pontuado por nosso objetivo, em sermos o modelo de esculhambação do mundo, temos pena de morte diariamente.
Abs, JD"

"Assunto: Re: Prisões suecas: aqui se reabilitam seres humanos | Blog coletivo Outras Palavras

Creio que já tinha enviado arquivo semelhante para você.
Não discordo da premissa de um ou do outro.
Sou favorável a previsão de pena de morte, desde que o Estado estabeleça como premissa a educação, saúde e assistência integral ao ser humano em desenvolvimento.
Creio que a Suécia faça isso e possui os menores índices. Mas há crimes, comportamentos que nenhum Estado poderá conter.
A Suécia possui os maiores índices de estupros na Europa e uma legislação que menospreza a vítima, in casu, a mulher.
A Finlândia possui índices ainda menores, mas, como nos EUA, está ocorrendo crimes de atiradores contra alvos civis aleatórios.
A política criminal também deve levar em conta as dimensões geográficas, tamanho populacional e mistura de povos.
Em comparação, o esforço da administração sueca é menor que a dos EUA.
Outro problema dos EUA é o fato de que crime lá é uma cadeia de negócios, especialmente em razão do tráfico de drogas e de pessoas, não sendo as mesmas razões de crimes na Suécia ou em escalas insignificantes.
Com efeito, não se tratam das mesmas realidades.
Abs, JD"

"C escreveu:

http://outraspalavras.net/blog/2014/01/08/prisoes-suecas-aqui-se-reabilitam-seres-humanos/
Para quem acredita que a pena de morte é a solução. Segue exemplo da Suécia e dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário