Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de julho de 2014

O que está por trás da vergonhosa e histórica derrota da Seleção Brasileira x Seleção Alemã

Há muito mais por trás da histórica e vergonhosa derrota da seleção canarinho de futebol para a seleção alemã.
Não se pode, como de hábito faz o povo brasileiro, porque também assim lhe foi ensinado, crer, admitir e entender que a noção de patriotismo está nas chuteiras de 11 ou mais jogadores de futebol.
Esta confusão de conceitos é absurda! Mas é que o vivenciamos...
Por trás de todo o evento está a cultura de formação e valores de países tão diversos.
Enquanto a cultura tupiniquim preza por enveredar as vias de um precário empirismo, pois nem filosófico ou sistemático o é, temos do outro lado a representação de uma nação com a cultura baseada no racionalismo, do bem comum coletivo.
O empirismo tupiniquim é aquele exercido com repetições do mesmo, da experiência sensorial, da ausência de senso de coletividade, da crença em um messias salvador, da cultura de que é sofrível e desnecessário estudar, pesquisar, organizar, sistematizar, propor soluções, enfim, raciocinar e compreender os fenômenos da existência e dos males que assolam o comum, o coletivo, a fim de que, assertivamente, não se repitam os mesmos erros do passado.
É a nossa crença do "'muito macho', 'do resolvo tudo', 'sou muito bom e não preciso estudar sobre algo que faço natural e intuitivamente', 'eu sou eu e licuri é côco pequeno'".
Para quê treinar?
Para quê estudar?
Para quê repetir até fazer perfeito?
Para quê coletivo, se temos um que faz tudo sozinho?
Aí está o resultado: sem preparo, sem sistema, sem organização técnica, sem estratégia definida, mas apenas na 'cara e coragem', sofremos a maior derrota de todos os tempos e que jamais será apagada.
Na véspera do jogo, fatídico, o Brésil treinou apenas 11 minutos!!!
Dá para acreditar?
Entraram em campo de "salto alto", crendo eles que eram os melhores do mundo, e que ainda representa o melhor futebol do mundo, do intuitivo, do sensorial, da esperteza, da malandragem, da graça, do tripudiar o outro, sem respeitar e temer o adversário com a devida consideração.
Da idéia: "eles é que tremam perante nós".
É bem provável que tiveram apoio psicológico para tanto.
E o contrário?
Uma seleção que preza pelo jogo coletivo, pela humildade, que não tem uma estrela incensada como um deus, ídolo, salvador e herói da pátria.
Organizada, sistemática, estudada, com postura de respeito aos demais concorrentes, mas, sobretudo, preparada.
E preparada para o quê? Para o mais ilógico dos esportes!
Espero que a lição seja útil para a mudança de comportamento dos nossos dirigentes, pois os tais, no dia-a-dia, usam e abusam do empirismo tupiniquim, que nem se pode alçá-lo à classe de um tema ou uma corrente filosófica.
É o mal de nossa herança e cultura do niilismo português.

2 comentários:

  1. A Alemanha sempre faz tudo muito metodicamente, sempre tudo muito organizadamente, tudo sempre muito perfeccionistamente - de outro modo, não teria conseguido executar 6.000.000 de judeus e outro milhão de homossexuais, ciganos e testemunhas de Jeová no período de uma década. Eu admiro a técnica burocrática - mas é sempre bom lembrar que ela é uma faca que corta para os dois lados.

    (...)

    Você está reduzindo a vitória alemã a uma comparação com efetividade burocrática do holocausto, Osvaldo?

    Não. Só não vou deixar você transformar a estratégia perfeccionista-burocrática em um dom divino...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adson!
      Não! De modo algum reduzi o tema a um modelo burocrático.
      A burocracia é um meio, e não um fim em si mesma.
      A questão do nazi-fascismo foi ideológica e não mera execução de atos. Assim como ocorreu com os demais fenômenos fascistas pelo mundo: URSS e demais países comunistas de sua órbita, China, Espanha, Portugal, Itália e até com viés nas Américas.
      Alguém e uma cúpula definiram e abraçaram as/os idéias/ideais, e executaram uma agenda, com o peculiar método e esforço coletivo dos alemães.
      Mas, superadas as gravíssimas distorções e conseqüências da II Guerra Mundial, temos um país que superou a si mesmo e sua história por diversas vezes, também em razão do modo coletivo de ser nação, por seu método, organização e perfeccionismo nacional. Vejamos:
      Berço do protestantismo.
      Unificada nos séculos XIX e XX por iniciativa de Otto Von Bismarck, com sua política de Kulturkampf (Luta pela cultura), especialmente contra o clero católico.
      Ergueu-se após a I Guerra Mundial (1914-1918).
      Ergueu-se após a II Guerra Mundial (1933-1945).
      Sofreu divisão de território e unificou-se mais uma vez após a queda do muro de Berlim (1989).
      Mantém-se de pé em face da crise mundial e européia.
      É a maior potência econômica da Europa e a 5º no mundo, com metódica distribuição de renda aos cidadãos, conferindo-lhes o acesso às riquezas e não sob a forma de concentração de renda a alguns pouquíssimos.
      Não só a Alemanha possui manchas em sua história, mas nós também.
      E, não temos corrigido nenhuma delas...
      Shalom, João.

      Excluir