Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de agosto de 2009

REZEK CRITICA GOVERNO E ELOGIA POVO BRASILEIRO


Francisco Rezek critica o Estado e elogia sociedade brasileira
Ao encerrar o seminário “Temas Constitucionais em debate”, o jurista e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Francisco Rezek saiu em defesa da sociedade brasileira, com operários, professores primários e trabalhadores em geral que “trabalham mais do que em qualquer lugar da Europa ou da América do Norte”, definiu o ministro.

Para Rezek, é a enorme categoria de trabalhadores que forma uma sociedade exemplar, graças à qual o país resiste às intempéries que, muitas vezes, atacam o poder público. “Essa é nossa elite”, afirmou. “A conduta do Estado deixa a desejar mais do que as condutas médias individuais ou coletivas da sociedade.”

Ex-juiz da Corte Internacional de Justiça, com sede em Haia, na Holanda, Rezek destacou que o Brasil não é um país sujeito aos acasos que possam quebrar os preceitos constitucionais dando lugar a formas ditatoriais de governo. Ele citou ainda que os observadores internacionais constataram o grande avanço da sociedade brasileira, que aprendeu a se dissociar das crises políticas. “A nação não é mais dependente do momento vivido pelo governo”, disse. Referindo-se às diversas crises políticas, Rezek ressaltou que “o governo pode estar em crise, mas o Brasil não”.

O seminário “Temas Constitucionais em debate” foi promovido nesta terça-feira (18) pela OAB do Distrito Federal com o apoio do Superior Tribunal de Justiça, sede do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário