Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A maior empresa do país quer contratar você!

19/07/2010 - 10h00

A maior empresa do país quer contratar você!

William Douglas
Imagine se você recebesse um telegrama ou comunicado assim? “A maior empresa do país está interessada em você!”. Trata-se de uma empresa sólida, em crescimento, prestigiada internacionalmente e... oferecendo uma gama variada de benefícios e vantagens. O que você diria? Iria buscar mais informações? Iria fazer a entrevista?

A maior parte das pessoas sonha em receber um convite de uma grande empresa, de um banco, da Vale do Rio Doce, das empresas do Eike Batista, ou da Gerdau, ou quem sabe da Microsoft, Google ou Nike. Outros acham que não possuem um currículo que permita ter tais sonhos, ou que há gente demais postulando os melhores cargos e salários nessas empresas ou em qualquer outra.

Pois bem, a maior parte das pessoas também não sabe que o maior empreendimento, a maior empresa do país não é nenhuma destas. É o próprio país, ou melhor, o governo. Sim, esta é a maior estrutura e o maior projeto, qualquer que seja o critério de análise.

O conjunto dos entes estatais, nos 3 Poderes e nos 3 estamentos da Federação (União, Estados e Municípios) arrecada mais de um trilhão de reais por ano, emprega mais de 10 milhões de pessoas e está vivendo um momento de amplo e inegável crescimento.

Interessante perceber que todo ano são abertas mais de 300.000 vagas nessa grande empresa chamada “governo do Brasil”. São milhares de servidores se aposentando, falecendo ou simplesmente mudando de cargo dentro da estrutura, o que abre a vaga anteriormente ocupada. Eu mesmo, para dar um exemplo, exerci o cargo de Analista Judiciário do TRF (Tribunal Regional Federal) por oito meses e já saí para ser Delegado de Polícia no Rio de Janeiro, deixando a vaga de Analista novamente aberta. Depois saí desse cargo para ser Defensor Público e lá estava aberta mais uma vaga para o cargo de Delegado. E saí da Defensoria para ser Juiz Federal.

Ou seja, em minha jornada, terminei por “abrir” quatro vagas para quem vinha atrás, estudando como eu fizera antes. Como já sou o 9º. Juiz Federal mais antigo no Rio de Janeiro, em pouco tempo abrirei mais uma vaga para, quem sabe, você ocupar. E, se Deus permitir, a vaga de Desembargador Federal, só deixarei aberta quando finalmente me aposentar no mesmo TRF, onde comecei minha carreira pública, como serventuário.

Não bastassem essas vagas, todos os anos estão sendo criados novos cargos por lei, mercê do crescimento do país, da economia e da demanda por serviços públicos. E, vale anotar que o percentual de servidores públicos na PEA (População Economicamente Ativa) ainda está bem aquém do percentual de servidores em países mais desenvolvidos, o que indica a possibilidade de um aumento ainda mais expressivo de vagas.

Então, é isso: você já está avisado. Nós, do governo, queremos contratar você. Pagamos bem, não mandamos embora, damos status, aposentadoria, quase sempre um plano de saúde e respeitamos feriados, finais de semana e férias. Não demitimos quem engravida ou fica doente, e não discriminamos ninguém. Todos podem trabalhar conosco.

Ao contrário de empresas que prejudicam o meio ambiente ou a saúde, ou que são acusadas de explorarem os pobres ou praticar medidas questionáveis moralmente, nossa função é exatamente melhorar o país, cuidar do meio ambiente, do crescimento de todos. Enfim, trabalhamos para o bem comum.

Nossos salários são bastante atraentes e, se em alguns casos perdem para a iniciativa privada, ninguém permite tanta qualidade de vida e serviço ao próximo como nós.
E, repito, estamos interessados em contratar você.

Claro que um emprego com tantas vantagens não é fácil de obter. Nem conosco nem na Microsoft, ou na Petrobras, ou em qualquer outra empresa de ponta. Há muitos candidatos, mas queremos que você esteja entre eles.

Nossa seleção é muito interessante: fazemos provas onde toda e qualquer pessoa pode se inscrever, desde que tenha os requisitos mínimos. Não importa raça, cor, religião, sexo, opção sexual, aparência, origem social ou econômica ou idade, parentesco ou indicações. Nosso único requisito é a competência. Para nós, não há melhor “carta de recomendação” do que o que você mesmo responder nas provas que faremos com todos os interessados.

Avisamos com antecedência o que será exigido. Existem no mercado inúmeros professores, empresas, cursos, sites e editoras que preparam os candidatos. Mesmo assim, um grande número de aprovados estuda em casa, apenas com base nos programas das disciplinas que serão cobradas e que, repito, nós informamos com antecedência.

Enfim, o convite está feito. Venha trabalhar conosco!

Para maiores informações, consulte essa coluna regularmente. Aqui e também através de vários meios, você poderá descobrir uma das mais interessantes opções de carreira atualmente disponíveis no mercado.

William Douglas

William Douglas é juiz federal, professor universitário, escritor e conferencista.
Foi primeiro colocado em diversas seleções.
Site: www.williamdouglas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário