Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de março de 2010

PROJETO QUE CRIA SISTEMA DE INCLUSÃO PREVIDENCIÁRIA PARA TRABALHADORES DE BAIXA RENDA

 PROJETO QUE CRIA SISTEMA DE INCLUSÃO PREVIDENCIÁRIA PARA TRABALHADORES DE BAIXA RENDA ESTÁ NA PAUTA DA CAS

A pauta da Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) para esta quarta-feira (17) contém 14 itens, entre os quais o PLS 253/05. Esse projeto de lei cria um sistema especial de inclusão previdenciária para os trabalhadores de baixa renda e para aqueles que se dedicam exclusivamente ao trabalho doméstico, sem receber qualquer rendimento. O autor da proposta é o senador Paulo Paim (PT-RS). A relatoria do texto está com a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO).

Também está na pauta da comissão o PLS 28/08, projeto de lei que garante aos trabalhadores "celetistas" (cujo regime de trabalho é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho - a CLT) o direito à licença para capacitação profissional. De acordo com o texto, o empregado poderá afastar-se das suas atividades a cada triênio de trabalho, "sem prejuízo do emprego e do salário", por no mínimo 120 horas para frequentar cursos de capacitação. O autor da matéria é o senador Cristovam Buarque (PDT-DF); o relator, o senador Gim Argello (PTB-DF).

Outro item da pauta é o PLS 157/02. Esse projeto de lei permite que o trabalhador "celetista" (inclusive o empregado doméstico) que adotar criança de até cinco anos de idade tenha direito a uma licença-paternidade de cinco dias úteis. Essa proposta foi apresentada em 2002 pelo então senador Carlos Bezerra. Ao justificar a iniciativa, ele observou que a Lei nº 10.421/02 estendeu às mães adotivas o direito à licença-maternidade e ao salário-maternidade, mas deixou de incluir entre os seus beneficiários os trabalhadores do sexo masculino. Cristovam Buarque, relator da matéria, reiterou esse argumento ao defender a matéria.

A reunião da CAS será realizada na sala 9 da Ala Alexandre Costa, nesta quarta-feira, a partir das 11h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário