Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Carta aberta ao Presidente Lula 05.11.08

Ex.mo. Sr. Presidente da República - Luiz Inácio Lula da Silva
Saúde!
Entendi como extremamente válido vosso discurso conclamando o País à produção.
Entretanto, é necessário que o Estado passe por uma reforma tributária e administrativa.
Não é mais possível suportar a alta carga tributária e ter que sustentar o excesso de gastos do Governo, em todos os seus níveis!
O Governo precisa entender que ganhar tributos pelo volume, é mais importante que tributar poucos contribuintes.
Não adianta conclamar para produzir se mais da metade do que é produzido é tributado e os brasileiros, mesmo sonhando em ter bens, não têm condições de compra.
Com tributação em alíquotas menores, possibilitaria mais produção, mais vendas, mais acesso aos bens e consumo, e, o governo ganharia no volume dos negócios.
É necessário que se dê liberdade para produzir, e isso se faz com política fiscal de menor taxação, a exemplo do que histórica e comumente os EUA fazem.
Ora, a Argentina tem carga tributária menor que a nossa. Carro lá é mais barato, gasolina é mais barata (e olha que a gasolina dele somos nós que produzimos), comida é mais barata, saúde é mais barata, educação é melhor e mais barata, fazer turismo lá é mais barato (se bem que eu nunca fui lá), etc., etc., etc.
É urgente também uma mudança nos juros deste País. Para crescer é necessário crédito, visto que vivemos numa sociedade capitalista. E, sendo capitalista, os investimentos e consumo devem ser feitos mediante o uso de crédito, com juros humanos e não o que se pratica neste País, onde só os bancos ganham. O povo é escravo dos bancos.
O senhor mesmo determinou que o compulsório fosse menor para ter mais dinheiro na praça. E o que  os bancos fizeram? Compraram ações de empresa com queda na bolsa, para lucrarem ainda mais e deram uma banana para a sociedade, aumentando os juros.
Há que se dá um basta na corrupção e gastança pública desenfreada. Bastou a reeleição e temos prefeitos com vencimentos maiores que o do senhor.
Que sentido cívico, que mensagem subliminar, que efeito psicológico, que entusiasmo se espera incutir no povo, nos empresários, nos produtores, se todos temos consciência dos desmandos, da gastança, da farra que os políticos fazem com o nosso dinheiro, com o nosso suor, com os nossos tributos????
Não há quem, em sã consciência, que tenha ânimo em produzir neste País. É doído... Exceto as elites que concentram riquezas.
Trabalhar igual a um condenado e as notícias de vida nababesca dos políticos, dos parentes, dos padrinhos, dos conchavos, dos péssimos exemplos...
Produzir para o País ficar mais rico e gastar como um louco nos privilégios dos políticos. É duro enxergar que não há retorno dos papéis sociais confiados à nossa classe política.
Este é o meu desabafo!
O senhor ainda tem 2 anos de mandato e tem a chance histórica de mudar esse País e realmente entrar para a história, como deseja.
Querendo, pode. Não tendo boa vontade, ficaremos apenas na retórica.

Respeitosamente, João Damasceno.
P.S. Carta enviada à Presidência nesta data

Nenhum comentário:

Postar um comentário